capítulo s/n - parte 3

O AMOR




O amor é a energia mais poderosa que existe. Ela tem o poder de deslocar todos os seres em direção a evolução.

O amor está contido em todos os elementos, em cada célula, cada átomo, cada molécula. Através dele percebemos que a natureza interage de forma a auxiliar e manter o equilíbrio. Refiro-me a um amor puro e incondicional, que faz o vento
espalhar as sementes no solo; que faz o solo alimentar as plantas; que faz o sol interagir com elementos químicos e promover a fotossíntese nas plantas, e desta forma, absorver o gás carbônico e libertar o oxigênio; que faz o oxigênio penetrar em nossos pulmões; que faz o sangue circular até os pulmões, colher delicadamente o oxigênio e distribuir, gentilmente, esse mesmo oxigênio para todas as células do nosso corpo.

É esta sutil energia, que não posso deixar escapar de meu olhar atento e observador... Mas também não posso discorrer sobre ela tão à vontade sem antes abrir o coração, ainda que fiquem expostas todas as feridas abertas e as já cicatrizadas, que se abrem novamente em decorrências das várias incisões necessárias a uma operação desse porte, que é abrir o coração. Por essa mesma razão este capítulo está carregado de sentimentos...

Claro que tive auxílio do fluxo da vida, até por causa das dificuldades de uma ação deliberada em abrir o próprio peito; ainda mais depois de tantas tentativas em deixá-lo enclausurado na fortaleza que ergui ao seu redor, para que ficasse a salvo dos inimigos. Resquícios dos ensinamentos de meu pai, e suas táticas de guerra: “Com as pedras que seus inimigos lhe atirarem, construas uma fortaleza”. Meu pai que me permita corrigir e utilizar esse outro pensamento: As pedras que seus adversários lhe atirarem, e as que estiverem em seu caminho, utilize-as como degraus; construa a sua escada; suba e não tenha medo das alturas.




Recuso-me a fazer uso da palavra inimigo, pois, quando olharmos por outro prisma, veremos que estes na verdade são os nossos maiores mestres.

Apenas com a finalidade de diferenciar uma pessoa que demonstra afeição e apreço, daquela que se opõe a você, cabe aqui o uso da palavra “adversário”.

Vejam se esse modo de pensar não contém, senão uma verdade: Se o amor é a energia mais poderosa, quem usá-lo, principalmente numa “guerra”, será vitorioso.

Bem, aqui começam minhas confissões: Não foi nada fácil chegar a essas conclusões; mais difícil ainda, utilizá-las no dia-a-dia, nas pequenas e grandes coisas, sobretudo nas adversidades; e também, por que não confessar de uma vez, tive um “empurrãozinho”, para não dizer que fui arrastada, como na fábula do peixinho, pelas correntezas do fluxo da vida, para alcançar esse nível de consciência.

Para mim, vida é sinônimo de fluxo da vida, como também de Plano Inteligente e Perfeito ou Deus. Quando eu usar um desses termos, você já sabe que significa qualquer um dos outros. Então, sendo um Plano Inteligente e Perfeito, é óbvio que ele é inteligente, e sendo perfeito, significa que não deixará nenhuma brecha para as possíveis tentativas de nos esquivarmos ou nos esconder deles. Os ensinamentos virão, de forma inteligente e perfeita, com o intuito de lapidar nosso ser; para ficarmos preciosos e brilhantes como um diamante.

Para a vida nos aplicar determinados ensinamentos, há de se admitir, que precisaremos de um mestre... Um bom mestre! O Plano Inteligente e Perfeito vai utilizar as pessoas, animais ou acontecimentos como instrumentos, a fim de aplicar determinado ensinamento. Como o Plano é Perfeito e Inteligente, ele conhece quais pessoas, animais ou acontecimentos servirão de forma mais perfeita para talhar aquilo que nos seja necessário, e os coloca em nosso caminho. Geralmente é algo que toca em nosso ponto fraco.
O instrumento pode ser um amigo; um desconhecido; um adversário ou um animal querido... Vai depender do que você está precisando aprender e do que esse instrumento faz com desenvoltura; ele tem que ser bom no que faz. De qualquer forma, esse instrumento será seu mestre. Por essa razão nunca uso a palavra inimigo. Por mais que uma pessoa queira me atingir, naquele momento, ele está sendo meu mestre. Seja para que eu aprenda a ter paciência e tolerância, seja para que eu aprenda a lidar melhor com determinada situação, ou ainda... Para aprender a usar a energia do Amor em todas as situações, até mesmo, e principalmente, nas situações adversas.

A lição mais importante é a de aprender a colocar a energia do Amor em tudo (a energia do Amor contém em si todas as outras, como paciência, humildade, caridade, etc.). Para essa lição, meu querido, os mestres têm que ser bons no que fazem. O fluxo da vida vai colocar aquele que for mais adequado para aplicar esse ensinamento.

No momento em que consigo colocar o Amor puro em todas as situações, principalmente com os adversários, estabeleço contato com as energias superiores (Eu Superior), harmonizo minha aura e corpo; a emanação da energia do Amor se expande atingindo todos a minha volta, anulando todas as energias negativas, conseqüentemente, a situação se tornará favorável a mim.




Nesse momento, então, eu serei o mestre, meu adversário o aprendiz e a lição é o Amor. Quando usar a energia do Amor em todas as lições, serei um bom mestre.

Se o aprendiz irá absorver esse aprendizado? A decisão é exclusivamente dele, não cabendo a mim qualquer julgamento. Não devo esperar que ele aceite ou retribua esse Amor... Que seja incondicional... Se o aprendiz não aproveitou essa oportunidade, talvez não esteja pronto ainda, neste caso outros mestres virão, em forma de acontecimentos, amigos ou adversários; até que ele se torne um mestre... Um bom mestre.

Agora compreendo a frase de Jesus: “Amai os seus inimigos”. Antes eu pensava em como poderia amar meus “inimigos” da mesma forma que amo meus amigos. Porém, olhando-os como meus adversários e com mais atenção, entendendo que funcionam como mestres, e que somente a energia do Amor será capaz de me transformar em aprendiz; e com a Sabedoria do Amor alcançarei a mestria, tudo fica claramente Inteligível e Perfeito. Só preciso lançar a energia do Amor, envolver e transformar qualquer energia negativa que emana dos adversários em amor. Porque o Amor é a energia mais poderosa!

Os átomos, as moléculas, as células contém energia. Quando emanamos Amor de dentro de nós, somos capazes de emitir esse Amor aos que estão a nossa volta, aos animais e até aos objetos materiais (os átomos também estão carregados de energia). Somos capazes de alterar o ambiente, através das moléculas, tornando esse ambiente impregnado de Amor, e todas as energias que se derivam do Amor como paz, harmonia e prosperidade.





Mahatma Gandhi conseguiu libertar a Índia da maior potência do planeta na época, a Inglaterra. Fez isso sem pegar em armas, utilizando apenas a energia do Amor.





“O amor é a força mais abstrata e também a mais potente que há no mundo.”
Mahatma Gandhi


“Dai-me um povo que acredite no Amor e vereis a felicidade sobre a terra.”
Mahatma Gandhi