Capítulo 3

O DESPERTAR





Tudo que escrevo no concerne a minha vida, só agora pude fazê-lo com clareza. Antes tudo me pareceu caótico e aleatório. Somente agora vislumbro o desenho que se formou á partir de um emaranhado de acontecimentos, em sua maioria alheios à minha vontade.

Inconscientemente sabia que os acontecimentos alheios a minha vontade se davam por uma razão sublime, mesmo os mais terríveis. Mas conscientemente, onde o ego e a razão teimam em obter o controle sobre tudo, revoltei-me e lutei em vão por muitas vezes, até cair fatigada e render-me a algo Maior, prosternar-me diante do Plano Divino. Reconheci que nossas escolhas limitam-se a forma como vamos encarar e superar os acontecimentos. E foi no ato de render-me que me libertei.

A vida segue determinado fluxo. Quando nos contrariamos em determinado ponto, apenas retardamos nosso crescimento e nos detemos naquele ponto até estarmos prontos para prosseguir no fluxo, não importa quanto tempo dure. Pode durar uma vida inteira.

A confirmação de que estamos no caminho certo do fluxo se dá quando tudo conspira a favor. Uma série de sinais se desencadeia a nossa frente. São as sincronicidades. Acontecimentos, aparentemente coincidentes, mas interligados com nossos pensamentos ou ações que os completam.

Independentemente da religião, crença ou a filosofia percebo que todos admitem (até os cientistas que buscam explicações visíveis e palpáveis), que o mundo é movido por uma Força Maior e Inteligente. Então por que eu, tão limitada em minha consciência e ignorância, devo achar que posso tomar decisões a meu “bel prazer”, principalmente as que envolvem terceiros. Mais sensato será fazer meus planos de acordo com os Planos dessa Força Maior e Inteligente.

Você vai me perguntar agora como é que eu vou saber quais são os planos dessa Força Maior.

Para responder a essa pergunta, com precisão, eu teria que estar numa posição fora, acima e distante o bastante para ver o Todo e Tudo; teria que ver também o Tudo no íntimo de cada ser humano, animal, vegetal e mineral, cada uma de suas ações, por mais insignificante que pareça, no presente e no passado; ter o conhecimento intrínseco da relação de todos entre si; possuir a capacidade de Amor, Inteligência, Justiça e todos os atributos Divinos; sem contar com outras implicações que me fogem agora para esta análise.

Em suma, não me sinto capaz para responder com precisão. Mas posso chegar o mais perto possível, ainda que fique muito aquém, é melhor do que nada. Só o fato de estar pensando sobre isso já é alguma coisa. Por essa breve e simples análise posso tirar algumas conclusões:

Como não tenho conhecimento do Todo, não tenho a capacidade nem o direito, sob pena de cometer uma injustiça, de julgar, muito menos condenar alguém. Não esquecendo de que as críticas, comentários maliciosos, que denigrem a imagem do outro, são conseqüentes dos prévios julgamentos;

Tenho que ter muito cuidado com decisões que irei tomar, para não afetar de forma negativa a vida dos que me cercam, e essa responsabilidade aumenta na mesma proporção em que tenho pessoas que dependem de mim. Ainda, e principalmente, que sejam meus filhos (fui eu que decidi tê-los, a responsabilidade aumenta);

Trate o outro como gostaria de ser tratado, de preferência com amor incondicional. Este item me faz recordar o que muitas vezes pode passar despercebido para muitos, mas meu olhar atento para com as crianças me obriga a fazer essa observação: Vi muitas crianças com mania de gritar para conseguir algo, e analisando mais profundamente, percebi que os pais gritavam com essas crianças, na maioria das vezes sem perceberem que agiam assim, mas na realidade estão ensinando-as a agirem do mesmo modo;

Já que a vida terrena tem uma curta duração, comparada com a eternidade, não devo me apegar às coisas, pessoas e situações. Por um lado, vamos todos morrer, não sabemos o dia nem o modo, mas com certeza, vamos morrer e não levaremos absolutamente nada, nem ninguém conosco. Por outro lado, já que a vida é curta, devo transcender o sofrimento e viver de forma plena. Se o sofrimento é fruto do apego a coisas, pessoas e situações, a partir do momento que extinguir o apego também cessa o sofrimento.

Você poderá argumentar que ninguém age dessa forma e você seria um tolo se o fizesse. E eu lhe digo que tem razão na primeira observação, a maioria não age assim. Lembre-se que a maioria age como que hipnotizado, fazendo o que os outros fazem. Mas você não é igual a maioria, você é diferente e especial, ok!

Ah... Legal... Agora, agindo dessa forma, posso ter acesso aos planos dessa Força Maior?

Bem... Eu não disse que seria fácil, embora seja simples. Nossa mente, quando fica condicionada a determinados comportamentos, leva um certo tempo, durante o qual você deverá manter vigilância, para evitar os apegos, os pensamentos negativos e julgamentos, desejando pensar sempre pelo lado positivo, visualizando sempre apenas as qualidades dos outros, exaltá-las quando tiver oportunidade e fazer aos outros o que gostaria que fizessem a você, colocando-se no lugar do outro em determinadas situações.

Um certo esforço também será necessário, você sabe... Aqueles que ainda não atingiram esse grau de consciência vão colocá-lo a prova, tentando provocá-lo para uma discussão ou falar mal dos outros, e, inicialmente, não será fácil resistir... Depois, sem sequer perceber, você perderá o interesse nesse tipo de conversa...

Então estarás ficando mais perto do plano Maior, da Energia Criadora. Essa aproximação fará com que fique mais leve, mais sereno, menos ansioso. Sua mente não estará tão cheia de preocupações (os orientais chamam isso de esvaziar a mente). Então com a mente mais vazia terá mais chances de absorver a energia oriunda da Força Maior e Inteligente, sob a forma de idéias e pensamentos. Não seria assim que os “grandes gênios” fazem suas descobertas?

Quase imperceptivelmente mudanças ocorrerão em sua vida. Além de idéias e pensamentos, a energia Criadora e Inteligente vai atrair em sua direção pessoas e situações favoráveis que irão auxiliá-lo. Como na célebre frase: “O mundo conspirará a seu favor”.

Não importa que nome utilizará para classificar os contínuos “milagres” que vão lhe acontecer. Pode chamar de Deus, Força Maior, Energia Superior, Alah,... O importante é que nunca deixe de se sentir grato, e é bom não esquecer que tudo isso é ofertado a todos o tempo inteiro... Só que nem todos se colocam a disposição para receber. Estão preocupados e ocupados demais com outros pormenores...

Assim como a natureza esta aí para que todos absorvam sua beleza todos os dias gentilmente... O nascer do sol todas as manhãs; o pôr do sol à tarde; as tonalidades de azuis misturando-se aos tons rosas, cinzas e brancos dando ao céu, a cada dia, uma nova pintura... A imensidão e mistérios do mar... O barulho da chuva sobre a relva regando as sementes para que floresçam e dêem seus frutos...

Quantos de nós estamos tão ocupados que não podemos ficar observando maravilhados, ainda que por breves momentos, mergulhar nos insondáveis mistérios da Obra Divina e, num ato de rendição, absorver sua beleza e perfeição?

“Tente penetrar, com nossos limitados meios, nos segredos da natureza, e descobrirá que, por trás de todas as leis e conexões discerníveis, permanece algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração por essa força além de qualquer coisa que podemos compreender é a minha religião.”

Albert Einstein