Capítulo 10

O SOBRETUDO




Inicialmente o objetivo desse livro era convidar o leitor a fazer uma experiência de vencer inseguranças usando um sobretudo. Assim como os super-heróis, que povoam nossa infância, imediatamente ficaríamos dotados de super poderes.

Propus fazer a experiência, primeiramente comigo mesma, assim teria maior respaldo, argumentos e riqueza de detalhes para tal empreitada.

Os poderes seriam nossos próprios poderes, que sempre estiveram dentro de nós, mas, que por alguma razão, teimavam em ficar escondido. Talvez por medo... Medo das mudanças que ocorreriam ao usar esses poderes. Mesmo sabendo que as mudanças serviriam para melhorar nossa vida, ainda assim é muito difícil aceitar as mudanças...

Mudanças são caminhos desconhecidos, requerem novos desafios, novos pensamentos, novas reflexões, novas escolhas e novas decisões. È difícil abandonar situações. Por piores que sejam, nos acostumamos com elas. Reclamamos da situação e até tentamos algumas manobras mais ousadas, mas na primeira dificuldade, corremos de volta a posição inicial, aliviados por não conseguir, e tentando nos enganar, dizemos que pelo menos tentamos.

Mas o quanto tentamos afinal? Tentamos o suficiente, com toda força e desprendimento?

“Poucos aceitam o fardo da própria vitória; a maioria desiste dos sonhos quando eles se tornam possíveis.”

Paulo Coelho

Como disse antes, a vida segue determinado fluxo em constantes mudanças, que podemos seguir com desprendimento e harmonia. Mas se nos determos no curso desse fluxo, impedindo nosso crescimento e dos que estão a nossa volta, por medo das mudanças, a vida se encarrega de dar um empurrão. E então as mudanças acontecem bruscamente e a revelia. Por isso, insondáveis são os caminhos que permeiam nossa existência em direção ao fluxo evolutivo...

A evolução pessoal e coletiva é uma conseqüência natural, uma lei do universo, mas não devemos comprometer essa evolução nos restringindo a evoluir somente de forma racional, tecnológica, material e financeira.

Existe algo maior e mais profundo, uma Força Inteligente, que embora não compreendemos em sua total plenitude, em algum lugar dentro de nós, bem no íntimo de nosso inconsciente, nos impulsiona para a evolução pessoal.

Essa evolução aspira, antes de qualquer coisa, significativa mudança íntima, despertando o ser divino que somos por natureza, e como conseqüência dessa evolução interior, ocorre a evolução exterior de forma harmônica.

Quando o indivíduo atinge a evolução interior, despertando o Deus Interior inerente a todo ser, o produto de sua criação será fruto de sua mente Inteligente, do Eu Superior, que vence as armadilhas do ego Inferior, dominando as emoções inferiores como o egoísmo e o orgulho.

Sua criação estará voltada para o bem estar coletivo, a partir do momento em que percebe que todos estão interligados entre si. O equilíbrio e harmonia do Planeta e do Universo dependem do equilíbrio e harmonia de cada ser vivo.

Um único ser, quando desperto seu Eu Superior, é capaz de afetar todos a sua volta, em sua comunidade, em seu país... O Mundo Inteiro... Ele conspira a favor do Universo... O Universo conspira a seu favor...

Imaginem se todos os Chefes de Estado, de cada de País, fossem seres despertos, em pleno gozo de seu Eu Superior, em conexão direta com sua Mente Inteligente, como seria?

Não consigo deixar de fazer minhas divagações... Mas devo me deter... Nossa busca deve se limitar a nós mesmos. A evolução ocorre individualmente, cada um no seu tempo...

O melhor que posso fazer, a maior contribuição para o Universo que posso dar é despertar meu Ser Superior. Alcançar um grau de consciência maior, me libertar das ilusões e das sombras, soltar os grilhões que me acorrentam e sair da caverna em direção a luz. E isso é muita coisa... É Tudo!

E, se o fluxo da vida me permitir, quero sentar numa clareira com meu sobrinho, com os filhos dele, os filhos dos filhos dele e quem mais desejar ouvir histórias nas noites de luar e céu estrelado, sob a luz da fogueira estalando os galhos secos.

Quanto ao sobretudo... Acho que não preciso mais dele...
Não sei sobre todas as coisas, mas escrever me ajudou a despertar para muitas coisas valiosas...

“As idéias que defendo não são minhas. Eu as tomei emprestadas de Sócrates, recebi-as de Chesterfield, furtei-as de Jesus. E se você não gostar das idéias deles, quais seriam as idéias que você usaria?”
Dale Carnegie